O papel da história no processo de pesquisa.

A história é fundamental para podermos aprender os processos, ações e sequências de desenvolvimento a partir de uma perspectiva histórica da sociedade em movimento constante e em constante fluxo. Assim a pesquisa precisa conseguir focalizar a sequência de eventos em gente, tempo e lugar. É preciso integrar a história e dados documentais a análise antropológica de processos sociais para poder detectar esse movimento das sociedades.
A perspectiva histórica é importante também para não se limitar o estudo apenas a um pedaço da ação. Como diz Victor Turner é preciso interpretar as mudanças sociais que abalam a base e os alicerces da ordem social. Pois na prática histórica, a luta de classes não se conforma às regras comumente aceitas.
Antropólogos sempre que possível se basearam em documentação histórica para reconstrução da sociedade, mas os dados históricos foram usados como pano de fundo, ao invés de serem tratados como parte integral da análise antropológica. Existe uma necessidade clara de se utilizar os dados históricos como parte constituinte da análise de processos sociais a partir da perspectiva antropológica que focaliza o estudo dos espaços intersticiais. Enfatizar a análise de indivíduos em movimento através do tempo e espaço, usando farto material histórico permite à Antropologia diferenciar os limites da observação dos limites da investigação.
Ao estudar o interstícios sociais a partir de um enfoque que integra a história e dados documentais a análise de processos sociais, a análise antropológica fica mais próxima do dia a dia das pessoas, e ao mesmo tempo abre perspectiva para estudos que pretendam trazer a tona complexidades sociais.

Bibliografia :

A favor da Etnografia – Mariza Peirano – Editora Relume Dumará

Antropologia das Sociedades Contemporâneas – Métodos
Introdução e Organização Bela Feldman-Bianco

S.F Nadel/J.Clyde Mitchell/Adrian C.Mayer/ J.A Barnes / Jeremy Boisevain/Max Gluckman/J.Van Velsen/ Joan Vincent

Pesquisa Etnográfica – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>