Como fazer uma pesquisa etnográfica.

Primeiro precisamos de uma teoria que será a base do objeto/sujeito que queremos investigar. É partir dessa teoria que a pesquisa é montada.
A Pesquisa Etnográfica exige constante reflexão e reestruturação do processo de questionamento do pesquisador.
O objetivo é revelar o significado cotidiano no qual as pessoas agem e encontrar o significado das suas ações. Já o objeto da etnografia é o conjunto de significados onde os eventos, fatos, ações e contextos são produzidos, percebidos e interpretados.
O pesquisador deve entender e validar o significado das ações de forma que este seja o mais representativo possível do significado que as próprias pessoas pesquisadas dariam à mesma ação, evento ou situação interpretada.
A preocupação da etnografia é obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem
A qualidade da pesquisa depende das qualidades de observação, de sensibilidade ao outro, do conhecimento sobre o contexto estudado, da inteligência e da imaginação científica do etnógrafo. É preciso se preparar antes de sair a campo. Tradicionalmente fazemos comparações entre a nossa própria cultura e a de outros povos, ou na forma mais contemporânea e urbana, do conhecimento do antropólogo com as idiossincrasias do grupo estudado, que podem ser jovens, mulheres, donas de casa, etc.
O interesse comparativo na etnografia é aliado ao interesse na descrição holística da cena, do evento social e da interação grupal que nos propomos investigar.
Ao estudar uma sociedade, o etnógrafo tenta estudar o todo dessa sociedade, os fatos sociais que ocorrem nesse contexto.
Preocupação com o interesse dos atores sociais na escolha de uma determinada forma de comportamento e qual o significado dessa escolha.
Enfatiza-se o significado da interação como um todo: a relação entre a cena imediata da interação social de um grupo + o significado do fato social ocorrido em grandes contextos.
O processo deve seguir algumas orientações didáticas, exemplificando:
Microanálise etnográfica: 1º) obsevação, 2º) particularização de um fato microanaliticamente relevante, que represente o todo do processo estudado .
O pesquisador deve partir do contexto maior, olhando a comunidade ou grupo como um todo até poder destacar uma particularidade generalizável desse contexto que possa ser estudada microanaliticamente. Nos na Traje Social chamamos de determinantes fundamentais.
A pesquisa etnográfica visa a compreensão da cultura de um grupo de pessoas com o objetivo de entender os motivos de determinado tipo de comportamento. Envolve a imersão, a convivência, a observação e a entrevista como métodos e intrumentos de pesquisa. O papel do cientista / investigador na pesquisa etnográfica é de intérprete da realidade que ele está observando, ou seja, de dados empíricos, retirados de contextos reais .
Observação participante;
Entrevistas intensivas;
Perspectiva teórica (enfoque);

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>